"Na mocidade aprendemos, na velhice compreendemos!"

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Visita à USE

         A 16 de Fevereiro de 2011, pelas 7h20 da manhã, deslocámo-nos a Évora a fim de visitar a Universidade Sénior. Pelas 9h chegámos à instituição, onde fomos calorosamente recebidos. Pouco depois fomos convidados a assistir à aula de Oficina da Reportagem, leccionada pela coordenadora Elisa de Mira. Para nós, esta foi a aula mais enriquecedora, não só por ser a primeira, mas também por ser a que mais nos ensinou. De uma forma geral, nesta aula os alunos mostraram-se receptivos e carinhosos, partilhando connosco as suas histórias e sabedoria.
         Seguidamente, encontrámo-nos com a directora Maria de Jesus Florindo, para realizarmos uma entrevista gravada. Com esta entrevista ficámos a perceber o funcionamento e os objectivos da USE.´
Depois, perto das 10h, assistimos a mais uma aula, desta vez de Informática, com uma turma diferente. Pelo que entendemos, esta é uma das aulas com mais adesão, talvez pelo facto de os seniores se quererem actualizar e modernizar. Não assistimos a toda a aula, uma vez que só recolhemos alguns testemunhos gravados e fomos posteriormente assistir a um pouco da aula de Pintura, onde realizámos o mesmo processo. Esta aula apenas contava com uma turma de alunas, e em menor número que as anteriores.
        Terminámos a nossa visita perto das 12h15, com as despedidas na Secretaria da Universidade, deixando para trás uma manhã bastante ocupada (acompanhada de vários percalços meteorológicos), mas muito elucidativa e com um ambiente positivo e reconfortante.
          Para concluir, esta visita contribuiu para uma melhor percepção da diferença abismal entre os conceitos “idoso” e “sénior”. Neste caso, aplicou-se o conceito “sénior” uma vez que as pessoas se mostraram activas, alegres e cheias de vontade de viver, em contrapartida aos “idosos” que visitámos no Lar de Redondo, pessoas sós, tristes, conformadas… – numa palavra, acabadas.
      Moral da história: esta é uma boa forma de combater a solidão! 


OsNetosDoMundo
          

Sem comentários:

Enviar um comentário